Sobre a Maldição do Século


Se tem uma coisa que eu não consigo ver como algo positivo é o suicídio, acho uma atitude covarde e egoísta, não consigo entender os motivos de quem o faz. Para mim, sempre existe alguém que vive em condições mais difíceis do que eu, sempre... e se existe alguém VIVENDO em situação pior não posso ser fraco e abandonar o barco antes da hora. Coisa de gente covarde, coisa de gente egoísta.

Tentativa de suicídio é outra coisa que tenho dificuldade em lidar, sei confortar quem diz estar tentado a fazer, sei parecer preocupado, sei mascarar minha vontade de ir até a pessoa e dar um tapa na cara dela com uma luva de aço enquanto berro que se a vida dela é tão ridícula ao ponto de arriscar perdê-la para simplesmente conseguir atenção... que vá em frente.

Mas calma, não estou incentivando, só estou dizendo o que penso e aceito que nem sempre estou certo. É por isso que estou escrevendo isso aqui, quando ví uma pessoa que admiro bastante sumir por um tempo e depois voltar contando que se entupiu de uma substância perigosa e sentou para esperar tudo acabar, parei para pensar numa variante terrível que sempre escolhi inconscientemente deixar de fora da minha interpretação de suicídio, a depressão.

Mantenho a opinião acima para todo mundo que tente se suicidar - eutanásia e suicídio por sofrer demais por conta de uma doença ou algo do tipo estão excluídos, acho humano e acho digno - porém a depressão é um estado mental que deve ser realmente terrível e que acaba com a vida de muita gente, fico triste por grande parte dessa gente ser gente boa e admirável como o cara que comentei anteriormente, pessoas que fazem a diferença, são corajosas, são altruístas e lindas por dentro... que realmente tem a capacidade de mudar a vida de quem convive ou de quem tem a chance de partilhar suas experiências de qualquer outra forma.

Quem sofre de depressão merece toda a atenção possível porque privar uma pessoa de ser feliz, mesmo que por uns minutos, é um absurdo tão grande que chega doer só de pensar. Eu realmente espero que cada um preste atenção suficiente em si mesmo para perceber se sofre ou não de algo assim e consiga procurar ajuda antes de tentar remediar a situação fazendo logout definitivo da existência.

A vida está aí pra tentar ser feliz, se algo dentro de você te impede, procure ajuda.